quinta-feira, 5 de julho de 2012




TEXTO - conTEXTO = preTEXTO



Infelizmente o título da mensagem resume bem o que muitos cristãos veem quando leem a bíblia. Só conseguem ler o texto, ignorando completamente o contexto, o ambiente e a atmosfera que envolvem os capítulos bíblicos.
 Quero ressaltar aqui que estou me referindo a trechos biblicos isolados que são usados para defender heresias bizarras e mau caratismo, não me refiro a um pregador que faça do titulo de sua mensagem, ou mesmo a mensagem toda em torno de uma só frase, portanto cuidado!

 Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da Bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado.

 A palavra exegese é oriunda do grego exegeomai, exegesis: ex tem o sentido de retirar, derivar, ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por e "hegeisthai" o de conduzir, guiar.

Eu sei que para ter aulas contundentes de exegese, é preciso fazer seminário, mas há coisas na biblia tão distorcidas para alimentar as bizarrices, que até um aluno novo convertido na escola dominical saberia interpretar......

Sejam bem-vindos ao mundo dos chavões evangélicos, onde somente o texto é lido, o contexto é ignorado e o pretexto para invencionices gospel é livre....

Eis aqui os chavões mais populares de hoje em dia usados erroneamente:

"Se quiserdes, comereis o melhor desta terra" (Is 1:19)

Como é usado: Em 99% das vezes que ouvi esse trecho, era sobre bençãos  materiais, que eu venho denunciando tanto aqui neste espaço. É sempre a mesma coisa: "Irmãos, você tem que ter fé para conseguir o que quer (independente se Deus quer te dar ou não a tal bênção), e emenda com a pérola: "Se quiserdes, comereis o melhor desta terra"....

Leitura exegética: No tempo em que foi escrito por meio do profeta messiânico Isaías, Israel estava pecando sem limites. Deus não aturava mais as loucuras dos reis, a corrupção dos sacerdotes, a iniquidade de seu povo......

O capítulo 1 de Isaías é algo de colocar medo até mesmo no mais vil pecador, e então quando não parecia mais haver esperança, Deus dá uma sombra de sua cartada de mestre:

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã. Se quiserdes, comereis o melhor desta terra, mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; pois a boca do Senhor o disse." (Is 1:18-20)

Ora, obviamente esse é um trecho MESSIÂNICO (lendo a bíblia é mole chegar a essa conclusão), um gostinho do que estava por vir. Isaías foi o profeta mais messiânico do antigo testamento, e então analisando as frases anteriores e a época em que vivia Israel, chegamos a conclusão que: Era sobre a GRAÇA salvadora de Jesus que Isaias se referia quando Deus proferiu esta frase.

O melhor desta terra, é viver para JESUS. Ok, os hebreus não desconfiavam disso, mas usar isso nos dias de hoje fora de contexto é uma vergonha!

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:28)
Como é usado: " Irmãos, não importa o que você esteja passando (mesmo se estiver no fundo do pecado) todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus....

Leitura exegética: Comumente, não usam o trecho todo: "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

Todas as coisas vão cooperar para o nosso bem, somente se estivermos no CENTRO da vontade de Deus. Do que adianta eu estar em pecado e achar que tudo vai correr bem para mim? Sepulatrei essa verdade cabal: " O salário do pecado é a morte" (Rm 6:23)

Não adianta nada eu mergulhar no mar do pecado, fazendo tudo aquilo que a bíblia condena, e achar que no tudo dará certo.....

"Em todas as coisas somos mais do que vencedores" (Rm 8:37)

Como é usado: "Meus amados, não temas, você conquistará sua bênção, vai possuir a terra onde pisares, vai prosperar a 30, a 60 e a 100 por um, Em todas as coisas somos mais que vencedores"

Leitura exegética: Romanos parece ser a parte favorita dos que usam textos sem contetos, pois novamente está aqui. A verdade sobre esse texto é até meio assustadora, atentem só:

"Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou."

Em todas estas coisas (a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada), ou seja, só "benção". Deus nos prometeu sermos mais que vencedores foram nessas adversidades, e não em $$$ e nem em conforto, bem estar nem  nada disso...... e ainda por cima negligenciam o "estas coisas" colocando só o "todas as coisas".....

Bônus Calvino (homenagem a todos os meus amigos calvinistas)

"E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória,os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?" (Rm 9:22-24)

Como é usado: "Deus escolhe quem vai para o céu e quem vai para o inferno" (calvinista expondo sua teologia.)

Leitura exegética: Ah os calvinistas, o que seria de minha vida sem os calorosos  debates com os escolhidos? Sempre que defendem a teoria da predestinação, ou pegam uma frase solta de Jesus ou esse trecho de romanos. O inicio do texto diz explicitamente "SE Deus quiser mostrar a sua ira..." (só ler a frase acima).

 Quer dizer que se de fato Deus quisesse escolher antecipadamente quem iria para o céu e para o inferno, Ele teria todo o direito e razão, mas fazendo uma rápida interpretação de texto de lingua protuguesa, é fácil perceber que Paulo se refere a uma situação hipotética, em nenhum momento o apóstolo afirma tal veredicto.

Bônus Arminio (homenagem aos meus amigos arminianos)

"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:20)

Como é usado: "Jesus tá batendo na porta de seu coração e quer fazer morada (arminiano em situação comum de evangelismo)

Leitura exegética: O velho discurso arminiano em evangelismos: Jesus quer entrar em seu coração (em seguida citam o famoso trecho). É fora de qualquer duvida que o Senhor é gentil e educado, Satanás que é desordeiro e sai entrando de qualquer jeito. Porém, esse não é um trecho evangelístico, e sim para outros cristãos. Acompanhem:

"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quisera Deus foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:14-20)

Aí, Deus fala com uma igreja que está em cima do muro em relação a sua fé e dá uma dura repreensão. O que quase ninguem procura saber, é que naquela época os cristãos eram duramente perseguidos e por isso, seus cultos tinham que ser escondidos, de casa em casa.
 Por isso Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." É a porta da casa onde os cultos aconteciam, é uma frase para cristãos fracos na fé, e não quem não conhece a Deus....

Bônus crente que não se esmera na palavra (homenagem aos crentes que só abrem a bíblia aos domingos)

Como é usado: "Tá dizendo que to errado, tá me julgando irmão!"

Leitura exegética: Desculpa de todo o crente que não quer admitir o erro, logo pegam o trecho em que Jesus falou aos hebreus que queriam apedrejar a mulher adúltera: " Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra." (Jo 8:7). Porém a mesma bíblia nos diz: "Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore." (1 Jo 5:16)

E também: "Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo." (1 Tes 5:11)

E mais: "Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; (Hb 3:13)

Ora, que conclusão chegamos? Quando Jesus disse para não julgar ninguem, era no sentido de não simplesmente julgar para destruir. Quando formos fazer uma critica a um comportamento, devemos fazer isso em amor e querendo a cura, conserto e edificação do irmão ou irmã.

Concorde comigo ou pegue uma pedra e atire, só quero que vocês passem a pensar por conta própria, não se deixando levar por nenhum vento de doutrina, pois mesmo na bíblia, se não houver auxilio do Espirito Santo, pode haver distorções graves.

"Porque a letra mata, mas o espírito vivifica" (2 Co 3:6) [ Pra terminar, se achas que esse trecho é sobre a biblia em si ou sobre seus textos sem a ajuda do Espirito Santo, enganou-se, pois o contexto se refere a lei mosaica.....rsrsrs  =P)

Um comentário:

  1. Acredito que o problema desta geração seja o mesmo que da geração de Oséias. A falta de conhecimento e de busca pelo conhecimento (Oseias 4:6). Hoje com toda a liberdade de expressão é possível criar religiões ou doutrinas que aparentemente parecem ser corretas, porém sem um estudo e o Espirito Santo como guia, qualquer um nesse estado pode ser enganado. Por isso, é importante nos adaptarmos a leitura diária, isso permite com que todos os dias após todos os bombardeios mundanos tenhamos um momento de comunhão com Deus e digamos "alimentação espiritual". Desta forma, já não seremos enganados e sim ajudaremos os novos na fé.

    ResponderExcluir