sexta-feira, 29 de junho de 2012


Os novos mágicos


Significado de barganha: Troca, permuta. Transação cavilosa. Trapaça. Sinônimo de barganha: permuta, trapaça e troca.

Logo, fazer barganha não é uma coisa boa, é malandragem. Ainda mais quando fazemos isso com Deus.....

A bíblia nos conta a história de um homem que tentou barganhar com Deus e até hoje não sabemos do seu destino: Seu nome é simão.

"Ora, estava ali certo homem chamado Simão, que vinha exercendo naquela cidade a arte mágica, fazendo pasmar o povo da Samária, e dizendo ser ele uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o menor até o maior, dizendo: Este é o Poder de Deus que se chama Grande." 
(Atos 8:9-10)

Simão fazia arte mágica pecaminosa. Mágica nesse tempo não era como os mágicos do circo, e sim utilizavam-se de necromancia, quiromancia entre outras coisas que o Senhor havia proibido na lei mosaica.


"Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti" 
(Deuteronômio 18:10-12)

Ou seja, Simão era inimigo da lei do Senhor, a tal ponto de desvirtuar os hebreus que eles pensavam que os "poderes" de Simão provinha de Deus. Mas então um dos maiores evangelistas da história lhe apresenta a salvação, e o mágico então crê:

"Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres. E creu até o próprio Simão e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam."
(Atos 8:12-13)

O porém vem agora. Simão mesmo sendo batizado e na igreja (te lembra alguem?) mantinha em seu coração desejos mundanos e isso acabou externando em uma atitude muito parecida com a de nossos dias: julgamos poder comprar bençãos de Deus....

"Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. "
(Atos 8:18-19)

Muitos cristãos realmente acham que dando um dizimo generoso, ou ofertas gordas e até mesmo OFERTAS DIRECIONADAS!!!!!, acham que assim terão as bençãos de Deus. Ora, sem qualquer sombra de dúvidas, Deus quer nos abençoar, mas achar que é mediante o nosso esforço que somos abençoados, é negligenciar esse trecho bíblico vital:

"Aquele que não poupou seu próprio filho, antes, por amor de todos nós o entregou, não nos dará com ele GRACIOSAMENTE todas as coisas?" 
(Romanos 8:32)

Ora, a graça é de graça, chama-se FAVOR IMERECIDO. Pela graça somos salvos, e também abençoados. Obviamente devemos dizimar e ofertar na casa de Deus, porém, ao fazermos isso esperando sermos abençoados, estamos fazendo assim: "Deus, aqui tá minha contribuição financeira, agora cruzarei os braços e esperarei os céus se abrirem e cairem bençãos sem medida"...

Erroneamente interpretam Malaquias capitulo 3 a seu bel prazer e fazem do Senhor um autêntico caixa de banco, ou um papai noel dos céus, ou mesmo uma "mega sena santa": dou 10% esperando receber com juros e correções monetárias.....

A nossa motivação é a chave de tudo em nossas vidas, e somente o Senhor pode saber nossa motivação, pois o Espirito a todas as coisas percrustra. Na história de Simão o mágico, Ele demonstrou que não é se barganhando que se consegue nada, e sim com orações e coração sincero. Devemos estar alegres pelo privilégio de contribuir na casa do Senhor, pois Deus ama aquele que dá com alegria (e não o que dá esperando algo em troca)

Simão quis comprar a benção de conceder o Espirito Santo aos demais, muitos cristãos querem comprar diversas bençãos de Deus, tomara que não ouçam o que Simão ouviu do Senhor:


"Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que talvez te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de morte." 
(Atos 8:20-23)

Pedro em nome do Senhor deu uma resposta muito dura e um verdadeiro ultimato: ou você se arrepende da maldade do teu coração que se externou em forma de negociaão desonesta, ou morrerás. Não sabemos o desfecho de Simão, porém espero que os crentes que a semelhança de Simão são "mágicos" do século XXI, arrependam-se de querer fazer Deus de caixa de presentes e passem a contribuir financeiramente com o intuito de abençoar a obra, sem esperar nada em troca pois:

"Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes" 
(Mateus 6:8)


"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com ALEGRIA." 
(2 Coríntios 9:7)

2 comentários: