O Rei da humildade e sua acessibilidade
O início da visita de Deus à Terra aconteceu num abrigo para animais, sem assessores presentes e sem lugar para deitar o rei recém nascido além de um concho. De fato, o acontecimento que dividiu a história e até nossos calendários em duas partes, talvez tenha tido mais testemunhas animais que humanas. Uma mula poderia ter pisado nele....
"Tão silenciosamente o maravilhoso dom foi dado". Por apenas um instanteo céu ficou ilumidado com os anjos, mas quem viu o espetáculo? Serviçais analfabetos (e não os mestres da lei) que vigiavam rebanhos alheios, "Joões ninguem" que não deixaram seus nomes.Os pastores tinham uma reputação tão ruim que os judeus decentes faziam deles um só pacote com os "ímpios", restringindo-os aos pátios externos do templo.
Nada mais adequado do que Deus escolher a eles para ajudar a celebrar o nascimento daquele que seria conhecido como amigo dos pecadores. Os pastores devem ter proclamado: "aqui e agora a viagem interminável se inicia."
A busca da sabedoria do mundo havia terminado; a verdadeira vida começava. ACESSÍVEL! Aqueles de nós que foram criados com um tipo de oração informal ou particular talvez não apreciem a mudança que Jesus operou no modo pelo qual os seres humanos se aproximam da divindade.
Os hindus oferecem sacrifícios no templo. Os muulmanos quando se ajoelham se inclinam tanto que suas testas tocam o chão. Na maior parte das tradições religiosas, aliás, o medo é a primeira emoção de alguém que se aproxima de Deus.
Certamente os judeus associavam o temor com a adoração. A sarça ardente de Moisés, as brasas vivas de Isaías, as visões de Ezequiel ( uma pessoa abençoada por um encontro direto com Deus esperava sair dele chamuscada ou reluzente, talvez meio aleijada como Jacó).
Esses eram os felizardos: as crianças judias também aprendiam histórias sobre a montanha sagrada no deserto que se comprovou fatal para todos que a tocaram.
Manusear a arca da aliança de maneira errada era morte certa. Se alguém entrasse no lugar santíssimo (exceção feita ao sumo sacerdote) nunca sairia vivo de lá. Para as pessoas que criaram um lugar santo separado para Deus no templo e se encolhiam de medo de pronunciar ou soletrar o nome dele, Ele fez uma grande surpresa aparecendo como um neném na manjedoura.
Antes de Cristo as pessoas viam Deus lá em cima no seu trono, e nós cá embaixo, distância impossível de ser percorrida. Depois de sua vinda, descobrimos que Ele está muito mais perto que imaginamos.
"Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; AINDA QUE NÃO ESTÁ LONGE DE CADA UM DE NÓS!"
Atos 17:27
Nenhum comentário:
Postar um comentário