O seu pior inimigo
Tá achando que vou me referir ao diabo? Se a resposta for sim, saiba que tu enganaste a si mesmo redondamente. Ele é o segundo pior inimigo nosso (até nisso ele perde....), e então você em pergunta: quem é o nosso pior inimigo? A resposta é simples:ele está diante do espelho! Olhe-se no espelho e verás o teu pior inimigo. Sim, nós mesmos somos os nossos maiores algozes, os que mais nos empurram a velocidade máxima rumo ao inferno sem demora.
Pra você ver o tamanho da depravação do homem, saiba que ele não precisa nem do diabo para pecar, tendo em vista que ele é um facilitador para o pecado, mas não obriga ninguem a fazê-lo. A epístola de Tiago fala onde começa o mal: EM NÓS! "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1:13-15)
Jesus também dá uma declaração bem forte acerca da maldade interior: "Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem." (Mateus 15:18-20). Ora, o coração, tão aclamado e exaltado nas músicas seculares sendo chamado de "a fonte do amor", tão usada em frases "te dou meu coração" para provar seu amor a outro é super criticado por Jesus! E novamente o mestre Jesus afirmando onde fica a origem do mal diz: "E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me." (Marcos 8:34). Ora, se ele ordena que devemos negarmos a nós mesmos, por quê seria? Muito óbvio, porque não há nada em nós de bom, e um novo ser humano precisa ser criado por Deus. É muito comum ouvirmos frases mundanas do tipo: " mas se isso te dá prazer, logo não é pecado, pois não é Deus que cria o prazer?" Este é um ensinamento do maléfico Aleister Crowley, (cuja hisória e doutrina contarei mais a frente) que dizia o seguinte: "faça apenas o que te der vontade" e também: "se te der prazer, faça" (o livro da lei, 1904). Se você têm um prática que lhe gera prazer e essa vai contra qualquer príncipio bíblico, deve ser eliminada da sua vida IMEDIATAMENTE, mesmo que te dê um orgasmo de prazer todos os dias!
A nível de curiosidade, segundo a conceituada universidade de Cambridge, sabem qual é a palavra mais dita no mundo? Exatamente, é a palavra "eu"....
Lembrai-vos das sábias palavras do profeta Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9)
Isaías também é cabal no que diz respeito ao tamanho da nossa maldade quando afirma: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo de imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades" (Isaías 64:6-7) Se a nossa justiça é como trapo de imundicia, o que diremos então de nossas injustiças? (misericórdia de nós Senhor!).
Você pode me perguntar: -Como fazer pra derrotarmos nosso maior inimigo? Eu respondo que não há uma fórmula mágica para isso, que isso não vai acontecer da noite pro dia, pois a palavra diz: "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."
(Gálatas 5:17). E mais ainda: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim." (Romanos 7:18-20)
Mas há esperança para todos nós! E como? FAZENDO GUERRA CONTRA O PECADO!
Na minha opinião, depois de nos entregarmos por completo à Cristo, devemos pegar duas pasagens bíblicas e executá-las a exaustão: as bem aventuraças de Mateus que começa no capítulo 5, e o fruto do Espírito de gálatas 5.
As bem aventuranças (algumas): " Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;"
(Mateus 5:3-10)
E o fruto do Espírito de gálatas: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas NÃO HÁ LEI! (Gálatas 5:22-23)
Colocando em prática esses ensinamentos por completo depois de estarmos sujeitados a Deus, o nosso maior inimigo (eu) certamente há de perecer, não por completo pois enquanto vivermos ele estará nos atormentando, mas Deus nos garante vitória contra nós mesmos!
Por fim, além dessas táticas de guerra, gostaria de compartilhar um video que me ajudou (e ajuda) muito na luta contra o meu eu:
Meu nome? Anderson Diego
Quem sou eu? Meu maior inimigo
Qual é a minha missão prioritária? Vencer a si próprio para honra e glória de Deus
Soli Deo Gloria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário