domingo, 25 de dezembro de 2011


O aniversariante desprezado



"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."  (Isaías 9:6)


Eis que vos proponho agora uma parábola do século XXI. A parábola do aniversariante desprezado. Tente imaginar a cena: você foi convidado (a) para uma festa de aniversário, sendo tratado como referência vip, com status de estrela e tudo mais. O aniversariante está empolgado ao extremo com a sua confirmação. E quando você chega lá fala com todo o mundo, dá presente a todos menos......ao aniversariante.

Parece estranho? Surreal? Pois bem, no dia de natal quando você dá presente a quem você pode (e as vezes até a quem não pode) e procura se confraternizar com todo mundo, até desconhecidos mas não se lembra de fazer UM agradecimento ao rei Jesus pelo seu nascimento, é exatamente isso que acontece. Lembre-se, o natal nada mais é que o dia natalício do Senhor Jesus, mas ao invés de nos lembrarmos do dia mais glorioso que já existiu, procuramos nos empanturrarmos com comidas e bebidas até não aguentarmos mais.

Nos endividamos até a alma para darmos presentes a todos, afinal "o natal é a época de fazermos o bem ao próximo" (como se no resto do ano não fosse....). Fingimos uma falsa confraternização com as pessoas, as vezes, vejam só, até com nossos inimigos, tudo porque é natal. Mas no restante do ano....

Fazemos bailes funk de rua, toneladas de comidas (e nem lembramos de compartilharmos com os menos afortunados), reunimos a familia inteira e para redimir os nossos pecados o quê fazemos? Assistimos a MISSA DO GALO com o papa, ou assistimos a um daqueles filmes mentirosos e deturpadores da bíblia que falsamente contam alguma passagem bíblica (e ainda por cima, a grande maioria é de baixa qualidade,pouca verba mesmo) na esperança de que assim (e só assim) estamos fazendo o "favor" (nesse momento, ri de tanta irônia) de lembrarmos do mestre dos mestres.

Infelizmente, satanás conseguiu tirar o verdadeiro foco do natal ao colocar figuras míticas como papai noel, renas, duendes, gnomos e outras infelicidades para cegar as pessoas do que realmente é o natal (assim como ele faz com a páscoa) e cada vez menos vemos na mídia e assim consequentemente, nas pessoas, o verdadeiro significado natalino. Vejo pessoas chegarem ao cúmulo dizendo: "o natal é a melhor época do ano por causa das comidas e dos presentes"...

Você que lê isso, querendo ou não, acreditando ou não, o dia de hoje foi pensado para você! Foi sabendo que por si só todos pereceríamos no inferno que Jesus se fez carne, não em um trono de glória, mas sim em uma manjedoura em um estábulo de animais! Ele não veio com status de celebridade, mas antes, nasceu na mais humilde das familias de judá (mesmo sendo descendente sangüíneo do rei Davi).

Mas ainda há esperança, pois conheço pessoas que se lembram não só do rei Jesus, mas dedicam todo o natal ao grande rei, ao ponto de TODAS as conversas serem em torno dele. São filmes bíblicos, ensinamentos da bíblia, mapas históricos e tal. Absolutamente tudo é sobre Jesus!
Lembrem-se do que fizeram os reis magos, quando viram o menino recém nascido, não hesitaram em entregar tudo o que tinham: ouro, incenso e mirra.

Que façamos que nem eles todos os dias até a consumação do século!

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.
Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra."
(Mateus 2:1-11)


Soli Deo Gloria e feliz natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário