O Deus artista e o primeiro concilio da história
Data: indefinida. Palco: o céu. Três genios trabalham em equipe acerca da maior criação da história. Primeiro eles criam o tempo. Depois começam a criar o universo. Depois a Terra.
Até então você vê tudo ser criado com uma certeza convicta, mas quando é a hora da obra prima, do magnus opus, os gênios precisam fazer um concílio.
Quando eles param para pensar no que fazer, pensam assim: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança"(Gn 1:26 a)
Não era só fazer algo bom, como todas as outras coisas, era preciso ir além. Ir no âmbito da imagem e semelhança! Tinha que ser algo que lembrasse Deus em todos os seus atributos. Conjecturando, a conversa bem que pode ter sido assim:
-Tem que ter o poder de decisão do Pai, para governar sobre a Terra: " Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra." (Gn 1:26 b)
-Também tem que ter da parte do Pai o seu imenso amor: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16)
-Não esqueçam da humildade e da servidão do filho! "Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (Jo 13:14-15)
-A alegria do Espirito Santo para com os outros: "Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. (Rm 14:17)
E assim o homem foi sendo formado, com todos os atributos de Deus em escala reduzida, sem máculas ou imperfeições. E ainda com bônus do tipo: poder criativo, imaginativo, capacidade de sensibilidade....
Quando terminada sua obra, o grande criador se vira e diz aos anjos: -Gostaram?
Boquiabertos, eles se entreolham e não conseguem pronunciar uma palavra sequer. Até que um deles finalmente diz: -Mas é a cara dele! Como pode ser tão parecidos?
-O rosto, as feições, o jeito de andar e falar, tudo lembra ele....
A obra prima das criaçõs dos gênios tem inclusive vontade própria! Incrivelmente igual ao pai!
Há teorias de que foi exatamente por esse motivo que o outrora anjo da adoração tenha se rebelado e causado a primeira rebelião, pois ele queria ser semelhante ao artista dos artistas, mas o criador havia dado esse privilégio a alguem formado do pó da Terra.
O estrago do pecado fez tudo isso diminuir visivelmente, porém ainda há resquicios de virtude divina nos seres humanos. Adão quando foi criado por Deus, foi a sua imagem e semelhança e em escala reduzida, possuia os atributos mais fantásticos de Deus.
Esse texto visa mostrar um lado diferente do que estamos acostumados a ler e ouvir de Deus: O grande artista, criativo, imaginativo e também humilde a ponto de reproduzir alguem com suas habilidades sem sentir ciumes do mesmo e amá-lo sem os mesmos merecerem.
O Deus artista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário