terça-feira, 31 de julho de 2012


A grande rebelião

Imagine a cena: o céu,lindo e perfeito, anjos em ordem louvando e servindo à Deus. Tudo calmo, tudo perfeito. Até....

Sim, até acontecer a grande rebelião. O anjo responsável por levar a adoração a Deus, o ser perfeito, justamente ele é o líder da revolta. O desejo de ser igual à Deus encheu o coração do belíssimo anjo de orgulho, soberba e presunção. Talvez por tempos ele tivesse maquinado e tentado esconder isso dos demais, mas de Deus não se esconde nada...

O seu Desafio não foi "eu sou mais poderoso do que você" e sim "eu governo melhor do que você" e então o belo anjo mostrava sua verdadeira faceta. Ele realmente achou que o grande rei da glória iria dar ouvidos as suas ameaças. O grande Deus simplismente sentou-se em seu trono e designou o principe de Israel a expulsá-lo do céu.

Como todo rebelde eficiente em seus designios, ajuntou 33,3% dos anjos restantes para pelejarem contra o principe e seus 66,6% de anjos fiéis ao Senhor. O golpe que recebeu do anjo que se chama "ninguém é como Deus" o arremessou contra a Terra, em um efeito especial semelhante ao de um relâmpago que cruza o céu do oriente ao ocidente.

Após ter contaminado a humanidade, o outrora ser perfeito tem feito guerra aos santos de Deus, pois sofre de solidão e quer passar a eternidade no lago de fogo junto com o Anjo da morte, o inferno e os pecadores que não receberem a Jesus....

Essa é a descrição poética do que Satanás fez no céu, pois a bíblia relata certas coisas que o adversário fez antes e depois da queda.

"Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.Eu te coloquei com o querubim da guarda ungido; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem." (Ez 28:12-17)

Aqui vemos como Lucifer começou a flertar com o pecado. A abundancia do comércio, era a atividade que ele fazia a Deus, ou seja, a adoração. Sua beleza e sabedoria o fizeram ser expulos da presença de Deus. Em nenhuma outra parte da bíblia um anjo é chamado de ungido, somente o criador do mal.

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.Contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo." (Is 14:12-15)

Nesse trecho vemos o desafio lançado contra Deus, querendo ser semelhante ao altíssimo, querendo expor seu governo. E então chegamos ao trecho onde diz detalhadamente a sua exclusão:

"Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas;a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra" (Ap 12:3-4)

E também:

"Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele." (Ap 12:7-9)

Atualmente Satanás tenta fazer com que os seres humanos sejam a sua imagem e semelhança: rebeldes contra Deus e querem viver de sua própria maneira. Ele tem sido bastante eficaz em suas investidas, pois hoje em dia o que mais vemos são pessoas que vivem com se Deus não existisse....

Porém os rebeldes assim como o diabo perecerão para sempre em um lugar de tormento eterno chamado inferno e depois no lago de fogo, junto com o primeiro rebelde e seus amigos rebeldes: os anjos decaídos (demônios) e os seres humanos que acham que são melhores do que Deus.

Há muita rebeldia por parte dos próprios cristãos atualmente. Eu não digo que discordar da liderança seja rebelião, pois a própria bíblia nos ensina a termos senso critico: “ Julgai todas as coisas, retem o que é bom” (I Ts 5:21)

Mas se levantar e questionar a autoridade dada por Deus a nós é algo que o Senhor não aprova e o maligno tem envenenado a igreja cristã atual com membros que leem algo na internet e já acha que é formado em teologia....ou só porque sabe decorar dois versículos de cabeça que se acha o “quarto homem da trindade”

A rebelião é um traço do orgulho, o pecado original de lúcifer, e o oposto disso é a humildade, que leva-nos a obediência.

Pense nisso

terça-feira, 17 de julho de 2012



Grandes mistérios bíblicos


A bíblia. A palavra de Deus revelada a nós, meros mortais, o que seria de nós sem ela?  Apesar de ser, como eu disse antes, a palavra de Deus revelada, há alguns mistérios bíblicos que provavelmente só serão respondidos na eternidade.

Hoje o tema abordado são coisas que continuam a povoar o imaginário de qualquer um que tenha se esmerado em ler a bíblia, perguntas sem respostas. Porém, o fato de não se saber o que houve não significa que exista alguma discrepância bíblica (já li a bíblia toda, não há contradições nela, é inerrante), até porque a própria palavra diz: "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei." (Dt 29:29)


Então vamos lá, aos fatos não respondidos:


A identidade de Melquisedeque

"Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo;e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra!E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."  (Gn 14:18-20)

Essa é a primeira e única aparição sobre Melquisedeque. Após isso não se houve sequer um comentário bíblico sobre tal até o rei Davi que procolamou no salmo 110:
"Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." (Sl 110:4)

Este é um salmo messiânico que fala sobre o reino e sacerdócio de Jesus, uma profecia que diz que Jesus seria um sacerdote a semelhança de Melquisedeque. Após isso vem então o enigmático texto de hebreus 7:

"Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou,a quem também Abraão separou o dízimo de tudo [sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus], permanece sacerdote para sempre.Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dentre os melhores despojos.E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão;mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou ao que tinha as promessas.Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos,porquanto este não tinha sido gerado por seu seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste." (Hb 7:1-10)


O texto é bem claro quando diz que Melquisedeque foi feito a semelhança de Jesus. Algumas vertentes teológicas afirmam que todo esse texto é porque o tal não tinha genealogia conhecida, porém, o versiculo 10 é enfático: " este não tinha sido gerado por seu seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste". Isso me faz lembrar de um outro trecho bíblico: " Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se." (Jo 8:56). Com isso tudo, poderíamos concluir que Melquisedeque foi uma cristofania?


Jó, o patriarca


Há quem diga que o livro de Jó foi o primeiro a ser escrito, talvez seja. O que é certo é que a história de Jó era narrada boca a boca entre as familias hebraicas. Então alguem (Moisés, Salomão, Esdras, Jeremias, quem sabe....) colocou a história dele em um livro. Mas o certo é que ele ou era conteporâneo ou antecessor do grande patriarca Abraão, e a justificativa vem daqui:

"Então respondeu Eliú, filho de Baraquel, o buzita, dizendo: Eu sou de pouca idade, e vós sois, idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha opinião."(Jó 32:6)


E mais:


 "Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração." (Jó 42:16)


Se quando Eliú começou a falar, Jó era idoso (no minimo tinha 60 anos, embora eu não saiba quando era considerada a velhice entre os hebreus) e após isso tudo e do seu encontro com Deus o mesmo viveu mais 140 anos, não é preciso ser um expert em matemática para chegar a seguinte conclusão: 60 + 140 = 200 anos! A nível de comparação, Abraão morreu com 175 anos. Seria Jó um patriarca dos hebreus?


A conversão de Nabucodonosor


Sim, o homem que invadiu e depois derrotou os hebreus por 3 vezes amostrou sinais de arrependimento e conversão:

"Nabucodonosor rei, a todos os povos, nações, e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração.Eu, Nabucodonosor, estava sossegado em minha casa, e próspero no meu palácio.Tive um sonho que me espantou; e estando eu na minha cama, os pensamentos e as visões da minha cabeça me perturbaram.Portanto expedi um decreto, que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho." (Dn 4:1-6)


Após isso, ele chama os magos e feiticeiros caldeus e por fim Daniel, que lhe dá a interpretação do sonho e então vem a loucura do rei. Mas então ele torna a dizer:

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei ao céu os meus olhos, e voltou a mim o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre; porque o seu domínio é um domínio sempiterno, e o seu reino é de geração em geração.E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?No mesmo tempo voltou a mim o meu entendimento; e para a glória do meu reino voltou a mim a minha majestade e o meu resplendor. Buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; e fui restabelecido no meu reino, e foi-me acrescentada excelente grandeza.Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalço, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são retas, e os seus caminhos justos, e ele pode humilhar aos que andam na soberba."(Dn 4:34-37)


Teria Nabucodonosor voltado-se para Deus e de fato alcançado a vida eterna?

A juventude de Jesus


A única menção a sua juventude provem daqui:

"Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;" (Lc 2:42-43).
E  "E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas."(Lc 2:46-47)


Após isso os evangelhos começam a narrar o ministério de Jesus (exceção feita as bodas em caná). Há muitos estudos históricos, cristãos ou seculares, que tentam montar o cenário que Jesus cresceu e viveu. Porém, nunca saberemos como foi a juventude de Jesus. Uma coisa é certa: Desde cedo ele se aplicou em conhecer não só a Torá e Tanakh como questões filosóficas e afins. Como teria sido a juventude do mestre?

A família de Paulo


O apóstolo era um inimigo da cruz de Cristo, e então passa a ser seu maior arauto. O mais estranho é que poucas ou quase nenhuma informação sobre sua famila são conhecidas. Todo homem na bíblia tem sua genealogia dscrita. Jesus filho de José, Simão Barjonas (filho de Jonas), Tiago e João filhos de Zebedeu, Davi filho de Jessé (entre outros). Mas Paulo não. Não há menções sobre sua familia na bíblia. O mais próximo disso é quando é mencionado: "Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel" (At 22:3).


 Porém há uma pista: "Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo,que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; (Rm 9:1-4)


Lendo essa parte é meio que perceptível que a família de Paulo o rejeitou quando ele deixou de ser simplesmentefariseu para ser fariseu de Cristo (calma, fariseu significa separado), ou seja, seu amor por Cristo causou sua exclusão familiar. Mas qual seria a familia de Paulo?


O autor da epístola aos hebreus


Discordâncias. Isso é o que vem a mente quando qualquer um que se proponha a discutir  o autor dessa epístola. O autor simplesmente não se revela e as pistas são desencontradas. Hebreus começa assim: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;" (Hb 1:1-2) e por ai vai.

 Hebreus é uma epístola que fala muito sobre a lei mosaica e sua ineficácia, exortanto aos hebreus a não voltarem a antiga lei, permanecendo na nova, na aliança de Jesus. As apostas são variadas: Paulo, Timóteo, Apolo, Tito, um dos discípulos....mas aqui vem a única pista: "Então eu disse: Eis-me aqui [no rolo do livro está escrito de mim] para fazer, ó Deus, a tua vontade." (Hb 10:7).

 Dos citados acima, apenas Paulo e Timóteo são citados em um livro (atos dos apóstolos) mas então vem isso aqui:
"Sabei que o irmão Timóteo já está solto, com o qual, se ele vier brevemente, vos verei."(Hb 13:23).
Logo, só resta o apóstolo Paulo, porém mesmo assim é impossivel determinar quem escreveu tal epístola.

A origem do mal


HA! A grande dúvida do ser humano. Sim, me atreverei a escrever sobre algo que somente na eternidade saberemos. O apóstolo Paulo disse assim: "Pois o mistério da iniqüidade já opera" (II Ts 2:7). O próprio apóstolo que foi ao terceiro céu não sabe como explicar como o pecado foi criado. Por Deus é que não foi, tenho certeza, pois: "Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta." (Tg 1:13).

Outra coisa também sei: "Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." (Rm 7:7)


E também: "Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo." (Rm 7:21). Não me refiro a lei mosaica em si, e sim em quando Deus criou os anjos e determinou o que era certo. Lucifer, de modo misterioso, quis ser semelhante ao altissimo e então tornou-se o pai da mentira.

 E por fim isso chega ao homem: "Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."(Gn 2:16-17).


Logo, lendo isso tudo e mais um pouco, chego a conclusão que a origem do mal está no livre arbítrio, tanto dos anjos quanto dos homens, idéia essa também defendida por Agostinho de hipona. Mas é simplesmente impossivel em vida chegar a uma conclusão exata.

Essas são questões por mim levantadas para enriquecer o conhecimento de quem ama estudar a bíblia, nunca, jamais direi algo que tente deturpar ou questionar suas santas ordenanças.

Soli Deo Gloria!

quinta-feira, 5 de julho de 2012




TEXTO - conTEXTO = preTEXTO



Infelizmente o título da mensagem resume bem o que muitos cristãos veem quando leem a bíblia. Só conseguem ler o texto, ignorando completamente o contexto, o ambiente e a atmosfera que envolvem os capítulos bíblicos.
 Quero ressaltar aqui que estou me referindo a trechos biblicos isolados que são usados para defender heresias bizarras e mau caratismo, não me refiro a um pregador que faça do titulo de sua mensagem, ou mesmo a mensagem toda em torno de uma só frase, portanto cuidado!

 Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da Bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado.

 A palavra exegese é oriunda do grego exegeomai, exegesis: ex tem o sentido de retirar, derivar, ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por e "hegeisthai" o de conduzir, guiar.

Eu sei que para ter aulas contundentes de exegese, é preciso fazer seminário, mas há coisas na biblia tão distorcidas para alimentar as bizarrices, que até um aluno novo convertido na escola dominical saberia interpretar......

Sejam bem-vindos ao mundo dos chavões evangélicos, onde somente o texto é lido, o contexto é ignorado e o pretexto para invencionices gospel é livre....

Eis aqui os chavões mais populares de hoje em dia usados erroneamente:

"Se quiserdes, comereis o melhor desta terra" (Is 1:19)

Como é usado: Em 99% das vezes que ouvi esse trecho, era sobre bençãos  materiais, que eu venho denunciando tanto aqui neste espaço. É sempre a mesma coisa: "Irmãos, você tem que ter fé para conseguir o que quer (independente se Deus quer te dar ou não a tal bênção), e emenda com a pérola: "Se quiserdes, comereis o melhor desta terra"....

Leitura exegética: No tempo em que foi escrito por meio do profeta messiânico Isaías, Israel estava pecando sem limites. Deus não aturava mais as loucuras dos reis, a corrupção dos sacerdotes, a iniquidade de seu povo......

O capítulo 1 de Isaías é algo de colocar medo até mesmo no mais vil pecador, e então quando não parecia mais haver esperança, Deus dá uma sombra de sua cartada de mestre:

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã. Se quiserdes, comereis o melhor desta terra, mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; pois a boca do Senhor o disse." (Is 1:18-20)

Ora, obviamente esse é um trecho MESSIÂNICO (lendo a bíblia é mole chegar a essa conclusão), um gostinho do que estava por vir. Isaías foi o profeta mais messiânico do antigo testamento, e então analisando as frases anteriores e a época em que vivia Israel, chegamos a conclusão que: Era sobre a GRAÇA salvadora de Jesus que Isaias se referia quando Deus proferiu esta frase.

O melhor desta terra, é viver para JESUS. Ok, os hebreus não desconfiavam disso, mas usar isso nos dias de hoje fora de contexto é uma vergonha!

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:28)
Como é usado: " Irmãos, não importa o que você esteja passando (mesmo se estiver no fundo do pecado) todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus....

Leitura exegética: Comumente, não usam o trecho todo: "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

Todas as coisas vão cooperar para o nosso bem, somente se estivermos no CENTRO da vontade de Deus. Do que adianta eu estar em pecado e achar que tudo vai correr bem para mim? Sepulatrei essa verdade cabal: " O salário do pecado é a morte" (Rm 6:23)

Não adianta nada eu mergulhar no mar do pecado, fazendo tudo aquilo que a bíblia condena, e achar que no tudo dará certo.....

"Em todas as coisas somos mais do que vencedores" (Rm 8:37)

Como é usado: "Meus amados, não temas, você conquistará sua bênção, vai possuir a terra onde pisares, vai prosperar a 30, a 60 e a 100 por um, Em todas as coisas somos mais que vencedores"

Leitura exegética: Romanos parece ser a parte favorita dos que usam textos sem contetos, pois novamente está aqui. A verdade sobre esse texto é até meio assustadora, atentem só:

"Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou."

Em todas estas coisas (a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada), ou seja, só "benção". Deus nos prometeu sermos mais que vencedores foram nessas adversidades, e não em $$$ e nem em conforto, bem estar nem  nada disso...... e ainda por cima negligenciam o "estas coisas" colocando só o "todas as coisas".....

Bônus Calvino (homenagem a todos os meus amigos calvinistas)

"E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória,os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?" (Rm 9:22-24)

Como é usado: "Deus escolhe quem vai para o céu e quem vai para o inferno" (calvinista expondo sua teologia.)

Leitura exegética: Ah os calvinistas, o que seria de minha vida sem os calorosos  debates com os escolhidos? Sempre que defendem a teoria da predestinação, ou pegam uma frase solta de Jesus ou esse trecho de romanos. O inicio do texto diz explicitamente "SE Deus quiser mostrar a sua ira..." (só ler a frase acima).

 Quer dizer que se de fato Deus quisesse escolher antecipadamente quem iria para o céu e para o inferno, Ele teria todo o direito e razão, mas fazendo uma rápida interpretação de texto de lingua protuguesa, é fácil perceber que Paulo se refere a uma situação hipotética, em nenhum momento o apóstolo afirma tal veredicto.

Bônus Arminio (homenagem aos meus amigos arminianos)

"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:20)

Como é usado: "Jesus tá batendo na porta de seu coração e quer fazer morada (arminiano em situação comum de evangelismo)

Leitura exegética: O velho discurso arminiano em evangelismos: Jesus quer entrar em seu coração (em seguida citam o famoso trecho). É fora de qualquer duvida que o Senhor é gentil e educado, Satanás que é desordeiro e sai entrando de qualquer jeito. Porém, esse não é um trecho evangelístico, e sim para outros cristãos. Acompanhem:

"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quisera Deus foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3:14-20)

Aí, Deus fala com uma igreja que está em cima do muro em relação a sua fé e dá uma dura repreensão. O que quase ninguem procura saber, é que naquela época os cristãos eram duramente perseguidos e por isso, seus cultos tinham que ser escondidos, de casa em casa.
 Por isso Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." É a porta da casa onde os cultos aconteciam, é uma frase para cristãos fracos na fé, e não quem não conhece a Deus....

Bônus crente que não se esmera na palavra (homenagem aos crentes que só abrem a bíblia aos domingos)

Como é usado: "Tá dizendo que to errado, tá me julgando irmão!"

Leitura exegética: Desculpa de todo o crente que não quer admitir o erro, logo pegam o trecho em que Jesus falou aos hebreus que queriam apedrejar a mulher adúltera: " Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra." (Jo 8:7). Porém a mesma bíblia nos diz: "Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore." (1 Jo 5:16)

E também: "Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo." (1 Tes 5:11)

E mais: "Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; (Hb 3:13)

Ora, que conclusão chegamos? Quando Jesus disse para não julgar ninguem, era no sentido de não simplesmente julgar para destruir. Quando formos fazer uma critica a um comportamento, devemos fazer isso em amor e querendo a cura, conserto e edificação do irmão ou irmã.

Concorde comigo ou pegue uma pedra e atire, só quero que vocês passem a pensar por conta própria, não se deixando levar por nenhum vento de doutrina, pois mesmo na bíblia, se não houver auxilio do Espirito Santo, pode haver distorções graves.

"Porque a letra mata, mas o espírito vivifica" (2 Co 3:6) [ Pra terminar, se achas que esse trecho é sobre a biblia em si ou sobre seus textos sem a ajuda do Espirito Santo, enganou-se, pois o contexto se refere a lei mosaica.....rsrsrs  =P)