sexta-feira, 20 de abril de 2012


Os cristãos e a lei

"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas sagradas escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias" (Martinho Lutero)


Não, eu não estou falando da lei mosaica, abolida nos tempos da nova aliança. Estou falando da lei dos homens, a lei que rege todo o nosso sistema social. Sim, aquela lei de trânsito, a lei de impostos, lei disso, lei daquilo....

O texto base para esse artigo é romanos 13 1-7: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência.Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo.Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra."


Logo, se dizes ser cristão, mas compra produtos piratas (negligenciando o devido dinheiro ao produtor original do produto), as noticias não são boas pra você.....

Se dizes ser cristão, mas ultrapassa o limite de velocidade andando de carro, moto, etc...

Se professa a Jesus como salvador mas não hesita na hora de assinar a gato net...ou gato velox....

Se não respeita a plaquinha que diz "não pise na grama" ( o que te impede de infingir outras leis?)

Se você não respeita as autoridades que são visiveis, como respeitará Deus todo poderoso que é invísivel? Toda autoridade, por pior que ela possa ser, está lá porque Deus permitiu. Logo, se a lei não ferir um mandamento bíblico, deve ser cumprida sem hesitação, pois o não cumprimento da mesma (além de ser um péssimo testemunho) é afronta a Deus.

Um caso recente é o de um homem que ao ser reprovado na auto escola recebeu uma proposta de suborno de 300 reais para poder passar, logo ele disse: " Isso é mesmo uma bênção, só pode ser um presente de Deus".....depois de aceitar o trambique, dava aleluias e glórias a Deus como se isso fosse de fato providência divina.

Não importa se o que fazes tem dado certo financeiramente ou materialmente, se vai de encontro a lei humana, logo, vai de encontro a lei divina, e o preço a se pagar não é nada agradável.....


sábado, 14 de abril de 2012


A maior pregação de todos os tempos


"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:" 

(Mateus 5:1-2)


O sermão do monte que começa em Mateus capítulo 5 mudou a história do mundo para sempre. Mais ainda, mudou a história do homem, de como devemos nos portar em todas as esferas da sociedade e afins. Jesus reforma toda a lei judaica e lança as bases de TODO o cristianismo. O grande rei fala sobre temas de extrema importância, tais como:

Humildade (a primeira bem aventurança), mansidão, pureza, ser pacificador, ser puro de coração, etc.

Ele fala da importância do nosso testemunho : " Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. " (Mateus 5:13-16)

Jesus nos dá uma lição por completo de amor ao póximo nesse trecho: " Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno."  (Mateus 5:21-22)

O mestre eleva o nível de adultério a um nível extremo, exigindo uma santidade nunca pensada por nenhum mortal: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. " (Mateus 5:27-28)

Na antiga lei era preciso ser pego em flagrante por testemunhas e só elas podiam acusar um adultério, Jesus veio e afirma que o pecado começa na mente!!!!

Outra lição histórica veio a seguir : " Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. (Mateus 5:38-42)

Ah, quantas vezes somos falhos em pagar o mal com o bem, quantas vezes falhamos em seguir essa ordenança de Jesus, tamanha a noss amaldade e nosso orgulho....

No próximo passo Jesus dá a maior base do cristianismo, algo que realmente diz se você é cristão ou não: " Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. (Mateus 5:43-45)

O amor ao próximo é tão forte que Paulo afirma que toda a lei se resume a isso (mais a frente falo detalhadamente).

Jesus fala ainda sobre como devemos dar esmolas (sem querer aparecer, façamos isso em secreto), como devemos orar (Também em secreto e sem usarmos repetições desnecessárias, e sim com sinceridade),

Ensina-nos o Pai nosso como base de como devemos orar, e não um mantra repetido, como jejuar (sem parecer que estamos sofrendo), sobre não sermos ansiosos acerca das coisas da vida (Deus olha e nos sustenta pelo seu amor), a não julgar (como devemos pôr em prática isso....).

Fala também sobre a IMPORTÂNCIA da oração (comunhão vital com o pai), fala das duas estradas ( a larga perdição e a estreita salvação), os falsos profetas.....Jesus falou sobre outras coisas que não comentei aqui, mas sei que TODAS AS PALAVRAS ajudaram a edificar o verdadeiro amor de Deus em nós, e devemos praticá-lo uns com os outros!

Deus, muito obrigado por Jesus, e Jesus, muito obreigado por ter mudado a história da humanidade PARA SEMPRE com a maior pregação de todos os tempos!!!!!

O inesquecível sermão do monte.

Amém!