terça-feira, 23 de outubro de 2012


A verdadeira generosidade

Até quando irás fingir que não é contigo?


Discurso de praxe na hora do ofertório: "Dê que Deus te devolverá, a alma generosa prosperará" Esse é um trecho de provérbios 11:25 e de todo não está errado, mas seja por ignorância ou por conveniência, se esquecem de completar o versículo: "A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido". (Pv 11:25)

Direto ao ponto: ser generoso com Deus (como se isso fosse possivel, mas enfim) é muito mais do que dar um dizimo  regular ou uma oferta gorda. O trecho é deveras claro: quem atende será atendido. Mas atender a quem?

Óbvio, ao POBRE! Deus sempre quis estender a mão ao necessitado, como podemos ver aqui: "Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega.Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o SENHOR vosso Deus." (Lv 19:9-10)

Traduzindo: quando caissem os grãos da colheita no chão, ninguem deveria remover, deveria ficar ali para os pobres, os menos favorecidos, até mesmo ao estrangeiro. Aí nós vemos o quanto Deus é de fato generoso, mas não para por aí...

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. " (II Coríntios 9:7-10)

Quando ofertamos na casa de Deus esperando algo em troca, já estamos no erro, pois não devemos contribuir por necessidade. E o propósito final de nossos esforços econômicos NÃO É CONSTRUIR mega templos nem fazermos mega congressos nem termos belíssimos sitios de lazer, está bem ali nas nossas caras:  

"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre."

Dar consolo e escape aos pobres. Isso é totalmente óbvio!!! Devemos ter em mente os cristãos dos primeiros anos que faziam assim: "Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E SE REPARTIA A QUALQUER UM QUE TIVESSE NECESSIDADE." (At 4:32-35)

Nos dias de hoje com tantos eis que te digo, profeteiros de 7 reais, apóstolos (quase 2000 anos após a morte dos verdadeiros apóstolos...) a eclesia (congregação) está tornando-se totalmente egoísta e mesquinha.

 Só pensa em si mesmo, só olham para o próprio umbigo enquanto o mundo está morrendo nas trevas, enquanto os moradores de rua imploram um copo com água, enquanto no país de sexta economia mundial, pessoas morrem desnutridas. E somos 60 milhões de evangélicos sgundo o IBGE (quanta irônia!)

Todo mundo quer ser cabeça e não cauda....
Todo mundo quer ter as riquezas de Salomão, quer ser governador como José ou alto escalão como Daniel....

Mas ninguem quer ser como esse daqui: “Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pelo sublime conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo" (Fp3:7-8)

Para ser criado aos pés de Gamaliel, com certeza Paulo era de uma familia de posses. Mas o que era isso perto do conhecimento do mestre?

Martinho Lutero poderia ter vivido no conforto, mas não aceitava um Kreuzer (moeda alemã à época) por seus valiosos ensinos.

 John Wesley poderia ter sido milionário com os royaltes de seus livros, mas preferiu isto: "Enquanto houver uma pessoa necessitando de pão na Inglaterra, não posso me dar ao luxo de ser rico"  Repartiu tudo entre os pobres, e pouco antes de morrer, não tinha mais que alguns talheres e uns livros velhos.

 Como estamos distantes do lema da reforma: "Igreja reformada, sempre reformando"

Hoje o que vemos são frases do tipo "eu determino a benção na tua vida" "eu declaro o fim da miséria" e outras coisas aberrativas e anti-bibicas.

Não estou incitando ao voto fransiscano (voto de pobreza), mas faço um alerta a quem acha que dizimo e oferta garantem bençãos e a vida eterna: "Se a nossa esperança em Cristo se limita a apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (I co 15:19)

E também: "Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?" (I Jo 3:17)

Deus não quer o seu dinheiro, ele quer seu coração, seja benevolente e generoso como Ele sempre foi e semrpe será, contribua regularmente para manter a sua igreja e ajude a quem precisa!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


O jardim da angústia


O dia mais dificil da vida do rei. A grande hora se aproximava, tudo o que Ele sabia o que ia acontecer se aproximava a passos de muitos cavalos. O medo era seu companheiro...

Mas não era o medo de morrer, não era o medo da surra, dos xingamentos, das cusparadas, do escárnio....não. Era porque Ele sabia que pela primeira vez em toda a história, Ele teria contato com o que mais odiava: o pecado!

Aquela realmente foi uma noite épica. Jesus Cristo primeiramente lavou os pés dos discípulos num ato extremo de humildade. Depois, prometeu o consolador (e então conhecemos a terceira face de Deus: o Espírito Santo). Em seguida fala sobre a videira verdadeira e seus ramos. Na sequência diz a missão do consolador e faz sua oração sacerdotal.

E então chegamos ao getsêmani. No original, significa "prensa de azeite". Com toda a certeza, esse nome não é a toa, uma casualidade. Jesus sabia que seria a noite mais longa e tensa de sua vida. A dramática narrativa dos evangelhos ,nos dão uma idéia:

"Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres." (Mt 26:38-39)

A tristeza de Jesus pela hora fatal era tanta, que sua própria alma ficou triste. Toda vez que imagino o mestre, salvo quando está dando uma brinca ou ensinado, sempre é o do homem mais feliz que já existiu. Mas aqui a coisa muda...

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca."(Mt 26:41)

Vemos um lado humano bem aflorado em Jesus. Ele já sabia o que fazer e como fazer, pois já tinha profetizado antes,mesmo assim pediu ao Pai que se fosse possivel passasse esse cálice. Sim, Ele foi tentado a desistir, a fraquejar. Mesmo sendo Deus, também foi homem, sujeito a todo tipo de coisa. Mas nele havia um diferencial:

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."(Hb 4:15)

A célebre passagem de Jesus suando sangue marca o cumulo da tensão:

"Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão."(Lc 22:43-44)

A Hematidrose é um fenômeno raríssimo, apenas uma fraqueza física excepcional onde o corpo inteiro dói, acompanhada de um abatimento moral violento causada por uma profunda emoção, por um grande medo. Apenas um ato destes pode causar o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o suor anexa-se ao sangue formando a hematidrose.
Aqui um cirurgião francês descreve em termos técnicos a agonia de Jesus:

O beijo de um de seus melhores amigos, o homem da coleta talvez tenha sido mais duro que o tapa e os cuspes que recebeu dos fariseus. Ele vê todo o seu ensino ser colocado em cheque quando Pedro saca uma espada e corta a orelha de Malco, indo de encontro aos seus ensinos de não agressão.

Vê a fuga desesperada de seus discípulos que horas antes disseram ir com ele até a morte. Vê o choro e os lamentos de todos os que criam nele e por um momento pensavam que tudo se esvairia....

Só alguem com uma vida totalmente dedicada a justiça de Deus poderia suportar tamanha pressão fisico-psicológica. Qualquer outro teria perecido. Ele não!

Primeiro o levaram a Anás e Caifás, e depois, mesmo com toda a essa pressão, Ele manteve sua missão em vogue perante Pilatos. O verdadeiro herói ainda foi crucificado, morto e sepultado e ainda assim, ressuscita no terceiro dia!

Longa vida a quem não sucumbiu a pressão, às afrontas e as dificuldades....Longa vida à quem venceu a morte!