sexta-feira, 30 de março de 2012


                          A armadura de Deus




Estamos em guerra. Guerra constante. Lutamos pelo exército do Senhor dos exércitos, fazemos guerra contra o maligno e o pecado e nenhum soldado que se preze há de ir para a guerra sem estar devidamente equipado, ou melhor, protegido por uma armadura completa e em efésios 6 temos a vestimenta necessária pra lutarmos contra o mal:

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade: ( A verdade deve permear todo o nosso corpo, pois a verdade é libertadora)

 e vestida a couraça da justiça: (A couraça era responsável pela defesa do corpo, e em especial o peitoral, nas zonas e nos flancos. A justiça deve estar protegendo o nosso alicerce central durante a batalha)

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz: ( Nosso calçado militar e consequente cartão de visitas são as boas-novas do evangelho, poder de Deus para todo aquele que nele crê)

Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno: (O escudo é uma arma defensiva que consiste, essencialmente, numa chapa de metal, madeira ou couro, usado para se proteger de golpes inimigos. O escudo cristão de fé é abstrato e invisíel e dependendo da fé de cada um pode variar de tamanho, dependendo do tamanho da fé de cada um, mas é com ele que resistimos a Satanás)

Tomai também o capacete da salvação: (Capacete é uma proteção, utilizada no ambiente bélico, destinada a defender a cabeça do soldado. Faz parte do equipamento de guerra antiga e medieval, e se apresenta das mais variadas formas, mas sua função básica é sempre a proteção craniana. A parte que protegia a visão era designada de barbudas. Nosso capacete têm que ser a salvação redentora que Jesus operou em sua cruz, pois só assim poderemos vencer nossos pensamentos pecaminosos e guardarmos os nossos olhos, as janelas da alma e as lâmpadas do corpo)

 e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus: (A espada é formada basicamente por uma lâmina de metal, com gumes em ambos ou em um dos dois lados, e uma ponta. Essa lâmina era fixada em um cabo, feito de metal ou madeira. Nossa espada é de dois gumes: ataca o pecado e nos defende dos ataques do maligno e ainda têm o efeito purificador e doutrinador em nossas vidas)

Efésios 6:11-17

domingo, 25 de março de 2012


Ainda há esperança!!!

Uma coisa que me deixa espantado no meio cristão hoje em dia é o teor das músicas evangélicas. Infelizmente a grande maioria foca o seu alvo em  bênçãos  materiais e prosperidade desenfreada, reflexo  da  apostasia dos últimos tempos, isso sem falar na supervalorização que muitos cristãos dão a música em si (não digo que o louvor é errado,mas ao meu ver não é o principal momento do culto)
Mas então me deparo com uma nova/velha música que me fez ver realmente um conteúdo teológico que a tempos não via: Alto preço, do compositor Asaph Borba.
A melodia é simples, cadenciada ao piano, embora muito bonita mas o principal é a letra. Tão bonita e tão certeira no propósito de união cristã, sem apego a coisas dessa vida, e o momento onde diz que Jesus pensava em todos nós quando deu sua vida é arrebatador, nos levando ao calvário do Senhor.
Enfim, essa música, assim como outras, realmente correm o sério risco de tocarem eternamente nos louvores celestiais.

LETRA:

Eu sei que foi pago um alto preço
Para que contigo eu fosse um, meu irmão
Quando Jesus derramou sua vida
Ele pensava em ti, Ele pensava em mim,
Pensava em nós

E nos via redimidos por seu sangue
Lutando o bom combate do Senhor
Lado a lado trabalhando,
Sua Igreja edificando
E rompendo as barreiras pelo amor.

E na força do Espírito Santo nós proclamamos aqui
Que pagaremos o preço de sermos um só coração no Senhor
E por mais que as trevas militem e nos tentem separar
Com nossos olhos em Cristo, unidos iremos andar.


sexta-feira, 23 de março de 2012


O abandono da palavra
“Bem-aventurado  o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmo 1)


Conversando com muitos evangélicos e vendo as noticias pela internet (eu sei, nem tudo que sai na net é confiável, mas existem sites e blog’s cristãos sérios) chego a uma triste e terrível  conclusão: grande parte dos cristãos de hoje não leem a bíblia!

Sim,  a palavra que dá vida e é viva “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12) têm sido colocada de lado pelo povo que diz que é de Deus e tratada como um mero objeto de enfeite....

Infelizmente já vi pessoas com ANOS de conversão dizerem que nunca leram a bíblia toda por isso ou por aquilo e a desculpa é sempre a mesma: “mas não temos só que ler, temos que ler e meditar”

Sim, a meditação é muito importante e devemos praticá-la, mas se não avançarmos na bíblia, nunca teremos novas revelações da parte do SENHOR....

Pior ainda é quem têm o hábito de abrir a bíblia só aos domingos!!!!
Sim, essa pessoa corre o sério risco de estar em pecado, pois Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmo 119:11).

E como não se maravilhar com o amor arrebatador do salmista Davi no salmo 119? É uma verdadeira declaração de amor a palavra de Deus, usando expressões como:Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.” “A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo.” “O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.” (são ao todo 176 versículos, se eu colocar todos esse blog não terá espaço....rs)

E antes que algum espertinho me venha dizer que os salmos são da “velha aliança” para justificar a si mesmo, olha o que o mestre Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;  (João 5:39
               
E mais grave ainda: Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:9)
Continuando:Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.”  (João 14: 23,24)

Poderia citar um monte de outros trechos bíblicos que incentivam a leitura sistemática da bíblia e condena aquele que não lê, mas o meu desejo é que os cristãos tomem ciência da fundamental importância da leitura da palavra, pois é a sua leitura e prática que nos levará a vivermos o sonho de Deus em vida. Para tal, é preciso bem mais do que deixar a bíblia aberta de enfeite no salmo 23 ou 91......